Informe nº 5 – RELATÓRIO DAS ATIVIDADES ANEPP ANO 2022/2021

Campinas, 10 de Fevereiro de 2023

Caros Perfuradores, saudações!

A ANEPP – Associação Nacional das Empresas de Perfuração de Poços Profundos, CNPJ nº 08.182.923/0001-13, foi criada em 10 de outubro de 2020, sucedendo a APEPP -Associação Paulista de Empresas de Perfuração de Poços, que desde 11 de julho de 2006  representava empresas do Estado de São Paulo.

Ao nacionalizarmos a APEPP, objetivamos agregar empresas de todo o Brasil,  visto que nossas ações tinham e tem interesse de repercussão e abrangência nacional, trabalhando de forma a garantir e proteger nosso mercado de trabalho, tanto no que diz respeito a prospecção, perfuração e manutenção de poços tubulares profundos, quanto no objetivo de direcionar os esforços para uma atuação de acordo com a legislação vigente, de forma segura, competitiva, com a qualidade  e excelência que os nossos clientes merecem.

Com nossa atuação conseguimos mobilizar perfuradores, consultores, fornecedores de insumos, serviços, equipamentos e outros profissionais/empresas com interesse específico para colaborar técnica e financeiramente com a ANEPP.

Associados neste início de 2023 : Açofiltro, DH Perfuração, Ebara, Edisonda, General Water, Geoblue Brasil, Geosol, Hidrocon, Hidrodex, Hidrogeo RS, Hidrogeo SP, Hidroimagem, Hidroingá, Hidropoços, Hydrolog, Imdex, Itapoços, Jundsondas, Neonox, Padre Cícero, Perfil Master, Pase Hidrometria, Prominas, Sidermetal, Sidrasul, Sul America, Trionic, Uniper e Water Drill.

Observamos ainda que  no ano de 2021 foi criado o site da ANEPP (www.anepp.org) que disponibiliza importantes informações para nosso setor, inclusive vídeos/apostilas dos cursos proferidos até este momento, com emissão de certificados de participação, tendo centenas de acessos mensalmente.

Tais cursos online, abaixo listados, foram de grande valia para a nossa atividade, podendo ser acessados pelo site,  na parte –  imprensa/vídeos com a senha cursosAnepp2021:

  • Sidrasul: Ferramental Down The Hole;
  • Prominas: Perfuração de Poços no Sistema Rotativo;
  • Prominas: Perfuração de Poços com Ar Comprimido;
  • Sidermetal: Quando Usuário e Fabricante Trocam Experiências Todos Ganham;
  • Perfil Master: Perfilagem Geofísica em Poços Tubulares para Captação de Água Subterrânea. Outros cursos com a PASE e Trionic já estão sendo programados.

A ANEPP desenvolveu importante papel em conjunto com a ABAS em relação ao Novo Marco do Saneamento Básico (Lei 14.026/20), com fundamental apoio jurídico, pessoal, técnico e financeiro.

Não medimos esforços em busca de soluções para que o setor fosse considerado com toda sua importância neste novo Marco Regulatório, onde cabe destacar a viabilidade ao retorno de nossas atividades de forma a estar presente em qualquer situação de demanda de serviços, mesmo onde haja disponibilidade de rede de abastecimento, seja ela púlbica ou privada.

Para o êxito de nosso trabalho e para conseguirmos os ajustes que interessavam ao setor contamos ao longo destes anos com a participação de uma assessoria jurídica de ponta.

Em todos estes anos esteve ao nosso lado o Dr. Wladimir Ribeiro, profissional com um currículo super qualificado, inclusive contratado pelo governo federal para ajudar a construir o marco regulatório, que muitos de vocês já tiveram a oportunidade de ouvir em eventos nacionais da ABAS e de outras entidades.

A ANEPP também considera fundamental que o exercício de nossa atividade, quando da perfuração de um poço tubular profundo, seja precedida da licença de perfuração e de outorga do direito de uso – o POÇO LEGAL.

Em face dos possíveis desdobramentos legais futuros, talvez negativos para nossa atividade, a ANEPP está renovando o contrato de assessoria jurídica com o Dr. Wladimir Ribeiro e seu escritório, objetivando contar com seu apoio em quaisquer demandas que o setor venha a ter.

Neste contexto a contribuição de cada associado é extremamente valiosa, pois somente unidos poderemos alcançar objetivos comuns. A manutenção e inclusão de novos associados nos permite manter estas frentes de ação e cobrir os custos decorrentes da própria burocracia envolvida na vida de nossa associação – custos contábeis, jurídicos, da manutenção do site, que reflete a ação da entidade, bem como participação em encontros técnicos, eventos e reuniões (já algumas vezes em Brasília), para cobrarmos por nossos direitos.

ANEPP – XXII CONGRESSO DA ABAS – EXPOSIÇÃO FENAGUA

A ANEPP recebeu centenas de visitas no estande montado na Feira dos Expositores do XXIII Congresso Nacional de Águas Subterrâneas, demostrando a todos os participantes, empresários do setor, consultores e órgãos institucionais sua presença e forma de atuação.

Destacamos que durante a exposição, a ANEPP viabilizou uma parceria com a Editora de Textos, que atua de forma intensiva no setor técnico com publicações na área de Geologia, Geociências e Agronegócios, marcando presença e agregando uma atividade educativa, de forma a propiciar que estas publicações atingissem de forma mais simples e efetiva todos  os associados e simpatizantes.

ANEPP x SGB – CPRM

Ainda durante o evento nacional da ABAS, a ANEPP foi convidada a apoiar a realização de uma reunião e levar os associados (e também outros não associados até aquele momento) a participarem de uma discussão com a diretoria da CPRM – Companhia de Recursos Minerais. Neste “bate-papo” fomos instados, como Associação, a colaborar e participar de uma forte campanha de prospecção de água subterrânea no Nordeste Brasileiro, junto com o Serviço Geológico do Brasil – através da CPRM.

Discutiram-se as formas de parceria de contratação, como,  por exemplo, o desenvolvimento de parcerias público-privadas. Através da ANEPP o setor poderá ter uma participação direta no processo de apoio à solução de áreas carentes de todo o Nordeste, com a participação do Superintendente da CPRM  e parte de sua diretoria Nacional.

Estamos atentos a esta oportunidade, procurando contribuir de forma efetiva com a CPRM e criando possibilidade de trabalho para o setor.

Responsáveis pelo presente documento:

André Vagner Aragoni – Presidente

Humberto Alves Ribeiro Neto – Vice Presidente

Luciano Leo – Tesoureiro

Valter Galdiano Gonçales – Secretário Geral

João Carlos Simanke de Souza– Consultor Gerencial da ANEPP

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on print
Imprimir